Você sabia que a imagem das lideranças frente aos demais colaboradores da empresa interfere diretamente na melhoria do clima organizacional?
Uma ótima forma de perceber como as outras pessoas te enxergam trata-se da pesquisa de clima. A pesquisa de clima é “uma ferramenta usada para identificar a percepção dos funcionários sobre o ambiente interno da empresa.” (GPTW, 2018).
Por meio das informações coletadas durante a análise, é possível verificar como os colaboradores percebem suas lideranças. Por exemplo, uma equipe que percebe seus líderes como pessoas comprometidas - que mantém a palavra empenhada e a comunicam com clareza e objetividade- tendem a depositar maior credibilidade neles. Consequentemente, é possível observar uma melhoria no clima organizacional da empresa.
Na prática, sugere-se que uma equipe externa conduza a aplicação da pesquisa de clima. Uma equipe externa de profissionais atua na aplicação de forma imparcial pois não está imersa no contexto (no ambiente) diário da organização. Isso possibilita realizar uma análise sem interferência de conclusões antecipadas baseadas em julgamentos pessoais.
Na pesquisa de clima, questionam-se colaboradores acerca da sua percepção quanto ao grau de comprometimento dos líderes com a equipe (ou seja, com o colaborador entrevistado e seus colegas de trabalho)
Para te ajudar a obter maior credibilidade com sua equipe e, preparamos abaixo algumas dicas de pontos importantes a serem avaliados na pesquisa de clima.
Seus colaboradores sabem o que está acontecendo na empresa?
Manter seus colaboradores informados sobre assuntos importantes e sobre mudanças que estão ocorrendo no ambiente de trabalho é a melhor forma de conduzir situações internas.
Seus colaboradores sabem o que você espera (quais expectativas) você depositou neles?
Deixe claro onde sua empresa quer chegar e como seus colaboradores te ajudarão a construir pontes para alcançar objetivos e metas. Mostrei como cada atividade a ser realizada por eles se conecta com o grande propósito da empresa que você trabalha. Comunique claramente para todos como vamos fazer para chegar lá.
Mostre por meio de exemplos diários o quão competente você é para gerir o negócio.
Nunca deixa sua equipe duvidar do seu potencial como gestor. Mostre-se competente e mantenha um alinhamento entre as coisas que você fala e faz.
Coordene pessoas e distribua tarefas a serem realizadas adequadamente.
Um bom gestor conhece todas as atividades desempenhadas pela equipe. Essa capacidade de discernimento é muito importante na hora de avaliar se existem gargalos de processos internos e, se sim, quais pessoas na equipe trabalham com esses processos. Provavelmente, serão esses colaboradores estarão sobrecarregados com excesso de atividades para execução. Evite gargalos redistribuindo tarefas entre todos.
Envolva as pessoas em decisões que afetam suas atividades e seu ambiente de trabalho
Sempre engaje a equipe nas mudanças que ocorrerem nas áreas. Crie a rotina de trabalhar melhorias por projetos e delegue um membro da equipe para gestão de cada projeto que surgir. Reveze as lideranças dos projetos para desenvolver o espírito de liderança entre os subordinados e mantê-los engajados nas mudanças que afetarão suas atividades rotineiras.
Vigie menos, confie mais.
Mostre para as pessoas que você confia que elas farão um bom trabalho sem a necessidade de você precisar vigiá-las. Dê autonomia às pessoas para execução de tarefas diárias e monitore o desempenho dos colaboradores sem interferir rotineiramente em suas atividades. Interfira, apoie e ajude quando solicitado.
Cumpra com o que prometer.
Seja profundamente comprometido com seus colaboradores e, em troca, eles corresponderão da mesma forma. Em uma relação onde há comprometimento, existirá sempre um sentimento de gratidão da outra parte com que você se relacionar.
Evite criar um ambiente ameaçador e imprevisível.
Há pessoas que trabalham melhor sob pressão e outras não. Não ameace seus colaboradores com a demissão. Encontre caminhos alternativos para resolver tensões.
Seja sempre honesto e ético na condução do negócio.
Dissemine para sua equipe seus valores considerados norteadores das relações sociais e da conduta individual. A moralidade é o pilar que sustenta empresas sérias. Essa é a melhor forma de obter respeito não só dos colaboradores internos, mas também de todas as partes interessadas.
Seja disponível
Pessoas que acham fácil se aproximar dos líderes e falar com eles tendem a procurá-los com maior frequência para discutir ideias, melhorias em processos de trabalho, redução de custos, diferentes formas de promoção e divulgação da marca, etc. Crie estratégias e “barreiras” para receber pessoas quando se tratar de assuntos de pequena ordem (temas operacionais) mas mantenha a porta aberta para falar de temas importantes. Assim, os colaboradores se sentem úteis e valorizados.
Ressignifique erros cometidos pela equipe e crie um contexto propício para geração de ideias.
Reconheça erros não intencionais cometidos pelos colaboradores como oportunidade de aprendizagem ao invés de interpretá-los e comunicá-los internamente como falhas ou algo para a se envergonhar. Lembrando que boas ideias e inovações geralmente surgem no cerne de uma falha ou erro. Quando houver a ressignificação dos erros, você começará a criar um contexto propício para a geração de ideias e sugestões de forma orgânica. Lembre-se de estar disponível para ouvi-las e levá-las em consideração de forma sincera quando trazidas pelos colaboradores conforme já destacado no tópico anterior.
Reconheça e festeje pequenas vitórias
Mostre reconhecimento sincero pelo bom trabalho e pelo esforço extra dos seus colaboradores. Evite julgamentos do tipo “você não fez mais do que a sua obrigação”
Demonstre interesse sincero pelos colaboradores como pessoa e não somente como empregados.
Seja sempre profissional no relacionamento com os colaboradores. Porém, crie rotinas mensais de conversas individualizadas com membros da equipe. Use esses momentos para questionar sua equipe questões de saúde, família e qualidade de vida que interferirão diretamente no desempenho físico e emocional dessa pessoa no ambiente de trabalho. Se a sua empresa possuir um gestor de RH coach, use-o como suporte nesses momentos.
Evitam favoritismo ou preconceitos com colaboradores
Trate todos os colaborares de igual forma, usando o mesmo tom de voz, postura corporal. Trate a todos bem independentemente de nível hierárquico, gênero, raça, orientação religiosa ou sexual. Lembrando que nem tudo são palavras. O sentido que as pessoas captam vem menos daquilo que dissemos do que da maneira como dissemos. Isso ocorre porque somente 7% do que dizemos é expresso em palavras, 38% em tom de vez e outros 55% através de linguagem corporal.
Enfim, essas são algumas dicas que podem melhorar a forma como seus colaboradores enxergam a liderança e impactar diretamente na melhoria do clima organizacional. Ao finalizar essa leitura, crie um plano de ação para desenvolver os pontos acima descritos que ainda precisam ser melhorados e potencializar as ações que você já faz com maestria.
Lembrando que a 4profit consultoria fica à sua disposição para conduzir as aplicações de pesquisa de clima e apoiá-lo na gestão da sua empresa.
Nos vemos no próximo post
Aruana Rosa - consultora na 4profit
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