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Você está atendendo seu cliente com qualidade?

Atualizado: 7 de fev. de 2019

Seguem aqui algumas dica para você se relacionar melhor com seu cliente.


O cliente é o maior ativo de qualquer empresa. É quem nos dá oportunidade de trabalhar. É ele que paga os nossos salários, nossos impostos. Ele tem o poderoso poder de decidir entre contratar sua empresa ou o concorrente. É o visitante mais importante em qualquer empresa.


Há décadas pesquisadores das ciências da psicologia e marketing investigam o relacionamento empresa versus cliente, formas de estreitar relacionamentos, fatores que são levados em consideração na hora da compra. Mas, afinal, se todos já sabemos a importância que um cliente tem para nossa empresa, por que ainda observamos no mercado tantas organizações com problemas sérios de relacionamento (ou melhor, a falta dele) com seus clientes?


Vários fatores podem acabar prejudicando a relação entre empresas e clientes. A boa notícia é que você pode minimizar tais problemas a medida que incluir na sua rotina momentos de interação com o seu público para descontrair e ouvir feedbacks sinceros de como que está o seu atendimento. Afinal de contas, quem não gosta de um pouco de atenção?

Abaixo segue algumas dicas que podem melhorar seu relacionamento com seu cliente. Leia-as com atenção.


Prometa e cumpra: Precisamos cuidar para não prometer ao cliente mais do que podemos entregar. Além de prejudicar a sua imagem pessoal, também afetará a imagem da empresa no mercado. Portanto, se você prometer algo, cumpra!


Evite a indiferença: Trate todos seus clientes da mesma forma, independente dos diferentes graus de importância estratégica que eles têm para você.


Evite atitudes indelicadas: Algumas atitudes - como demorar muito para retornar ligações perdidas ou mensagens enviadas por prospects e clientes, retornar e-mails com respostas incompletas - podem demostrar que você não dedica tempo suficiente para dedicar aos seus eles. E eles perceberão seu descaso.


Seja empático aos problemas que ele vem enfrentando: Busque auxiliá-lo com os problemas que vem enfrentando. Indique pessoas que tragam soluções eficazes quando as demandas fugirem do seu alcance. Isso resultará em um sentimento de gratidão e fará com que ele se torne mais disponível para você.


Apresente aparência e postura profissional: ser muito informal nas conversas e negociações podem demostrar ao cliente que você não o valoriza.


Escute-o sempre com atenção: Nem todos os seus encontros com os clientes serão produtivos e isso é normal. O importante é que você escute- o sempre que ele quiser lhe contar algo. Isso estreitará os laços de amizade e confiança entre as partes.


Seja profissional: nosso profissionalismo reflete quem somos como pessoa, nossa moral, nosso modo de agir com as pessoas;


Evite envolvimento sentimental: Nossos sentimentos não devem interferir em nenhuma relação profissional. (Importante: não confunda sentimentos com gatilhos emocionais que acionam sentimentos e que são utilizados para despertar o interesse do cliente no seu produto).


Seja claro e eficaz na comunicação: Se faça entender, deixe sempre todas as informações disponíveis e, preferencialmente, documentadas.


Demonstre que ele é importante para sua empresa: Presenteie, faça depoimentos e agradeça seu cliente. Mas, acima de tudo, demostre respeito por ele. Isso fará com que ele perceba o quanto é importante para você.


Enfim, essas são algumas dicas que podem ajudar você a melhorar o relacionamento com seu cliente. Espero que tenha gostado!



Aruana Rosa – Consultoria na 4profit


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