Antes de responder essa pergunta, reflita: você acha que todos os bons gestores e colaboradores são líderes? Gestores buscam melhores resultados. Por isso investem energia e foco em estratégias para aumentar o valor da marca e o comprometimento da equipe. Também, colaboradores buscam melhores resultados. Por isso buscam constantemente atingir maiores níveis de autodesenvolvimento e maior reconhecido pelos seus esforços no trabalho.
Resultados almejados por ambos, na maioria das vezes, são financeiros. Porém, a mola propulsora que gerará o movimento necessário para que tais resultados sejam atingidos, é diferente para cada perfil de gestor e de colaborador.
Muito colaboradores precisam se sentir pertencidos à empresa. Precisam estar convencidos que seu trabalho é imponte e quem realmente fazem a diferença onde estão. O trabalho precisa muitas vezes ter um sentido especial para eles (pois trata da forma como ela se relaciona com sua profissão, o que é algo muito íntimo, se você parar para pensar). Os mesmos motivadores mencionados acima valem para os gestores.
Já os líderes, acima disso tudo, são pessoas que sente-se corresponsáveis pelas pessoas que lideram.
Isso acontece independente da forma como a liderança atua... seja ela no estilo liberal (não se envolvendo muito com a equipe e permitindo que decisões estejam a cargo dos colaboradores), autocrática (onde atua como dominador, dirigindo impondo atividades sem que haja sem participação dos subordinados na escolha das tarefas a serem desempenhada) ou democrática (incentivando e guiando colaboradores na tomada de decisão, permitindo que distribuam tarefas entre si e dando suporte quando solicitado).
Independente se eles tenham sido escolhidos pelo grupo que lideram, se tenham desenvolvido a liderança de fora natural ou se tenham sido indicados pelo poder superior, todos os líderes possuem uma série de características em comum.
Agora que você já sabe o que realmente motiva um líder a exercer a liderança, vou te dizer algumas das características mais presentes nos líderes. Abaixo segue algumas dicas para você identificar se possui perfil de liderança:
Se identificou com algumas delas? Ótimo! O próximo passo agora é compreender como você pode fazer para potencializar as qualidades de liderança que você possui. Depois, reflita sobre as qualidades que ainda precisa desenvolver e como você pode traçar um plano de ação para tirá-las do papel. Lembre-se, se precisar de ajuda, temos um treinamento específico nessa linha de desenvolvimento de lideranças que pode te ajudar - ou ajudar a tua empresa- a desenvolver ou lapidar suas lideranças.
Um abraço e nos vemos na próxima!
Aruana Rosa – consultora na 4profit
Comments